CERN pretende construir colisor de partículas
Aliado do LHC, o grande colisor de hádrons, com dimensões ainda mais impressionantes. Trata-se do Futuro Colisor Circular (FCC), que teria quatro vezes o tamanho do LHC. Esse equipamento é capaz de lançar partículas em trajetórias circulares com velocidades altíssimas, permitindo que os pesquisadores analisem os efeitos causados pela colisão de uma partícula com a outra.
Entre partículas com até 10 vezes a energia do LHC. À primeira vista, todo esse tamanho pode parecer excessivo, mas é importante lembrar que o LHC trabalha em um campo da Física ainda inexplorado, que requer estruturas robustas para conseguirmos vislumbres do mundo subatômico — como foi com os experimentos do Bóson de Higgs.
Questões sobre nosso Universo — por exemplo, o que forma a matéria negra e por que há mais matéria do que antimatéria. Vale destacar que, até o momento, o modelo padrão de física não explica completamente todos os mistérios do Universo, algo que também não mudou muito com o LHC: as respostas e os modelos levam a mais perguntas.

Comentários
Postar um comentário