Facebook paga jovens para usar programa espião


Começou com a rede social tendo que se explicar, justamente sobre o mesmo assunto: uma matéria-bomba do TechCrunch detalha um esquema usado pela companhia para garimpar dados de usuários mediante a um “programa de pesquisa” remunerado com uso de um app espião chamado Facebook Research.

Uma alternativa de Rede Particular Virtual (ou VPN) para navegar por aí sem deixar rastros. Acontece que esse utilitário vinha sendo usado pelo próprio Facebook para coletar dados na surdina — o que causou o seu banimento da App Store no ano passado. Em seguida, devido a esse episódio, ele teria se transformado no “Project Atlas”.

Vem fazendo com esse "estudo" desde 2016 — e, para muitos, o Facebook Research seria seu “sucessor espiritual”. Segundo a apuração, a companhia vem pagando cerca de US$ 20 mensais (mais eventuais taxas) a usuários de 13 a 35 anos, para que eles instalem esse aplicativo, disponível para iOS e Android.

Rede social em apps como o Snapchat e o Instagram. De acordo com relatos no Quora, outra forma de participar seria receber um convite de alguém já dentro do programa — e os rendimentos poderiam chegar a US$ 1 mil por mês.

App garimpa dos participantes? Bem, a empresa é capaz de visualizar pesquisas na web, informações de localização, mensagens privadas em aplicativos de mídia social e outros dados, segundo o especialista em segurança do Guardian Mobile Firewall, Will Strafach, disse ao TechCrunch. Os participantes são até mesmo “convidados” a fazer um screenshot de uma página mostrando o que eles compraram na Amazon.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINERAR BITCOIN?

Google confirma que atualização do YouTube pode afetar adblockers 2024

Como Criptomoedas REALMENTE Funcionam