Google usou malandragem na App Store

Usuários para espioná-los por meio do app Facebook Research. Hoje (31) é a vez da Google passar pela mesmíssima situação.

Trocar vale-presentes por dados e, assim como o Facebook, também teria violado as diretrizes da App Store. A Google distribuía o aplicativo como se ele fosse um serviço interno da empresa para poder coletar informações dos usuários, algo que a loja de apps da Apple não permite em programas oferecidos ao grande público.

Google pedia que usuários com mais de 18 anos baixassem o Screenwise Meter e usassem um código especial durante a configuração. Esse código era o Certificado de Empresa da Apple, que atestava para o sistema o uso do app por alguém de dentro da Google.

Diretrizes da App Store, a Google pediu desculpas e afirmou que tudo não passou de um mal-entendido.

Operado sob o programa de empresa desenvolvedora da Apple — isso foi um equívoco e nós pedimos desculpas”, informou a companhia em comunicado.

Foi totalmente voluntário. Fomos sinceros com os usuários sobre a maneira como usamos os seus dados neste aplicativo, não temos acesso a dados criptografados em apps e dispositivos e os usuários podem deixar o programa a qualquer momento”, concluiu.

Questionável, afinal a companhia de fato era bem clara sobre o que coletava e a forma como isso era usado. Ela tinha até mesmo uma espécie de "modo privado" que impossibilitava qualquer identificação de quem participava do programa.

Estão implícitas neste caso, porém, fato é que a companhia usou de artifícios nada honestos para distribuir tal app ao público e oferecer a eles a chance de ganhar algum dinheiro em troca do monitoramento de suas atividades.

Apple revogou as credenciais de empresa desenvolvedora da rede social dentro da App Store, o que teria limitado, inclusive, o funcionamento de versões para desenvolvedores de alguns apps da empresa. Até o momento, a Maçã não se pronunciou sobre o caso da Google, mas é de se esperar que a reação seja semelhante à desta quarta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINERAR BITCOIN?

Google confirma que atualização do YouTube pode afetar adblockers 2024

Como Criptomoedas REALMENTE Funcionam