Maior telescópio do mundo ganha


Observatório Europeu do Sul promoveu algumas melhorias em seu conjunto de instrumentos. Agora, ele vai auxiliar ainda mais na procura por exoplanetas potencialmente habitáveis no sistema de Alpha Centauri.

Em 2016, astrônomos fizeram a incrível descoberta de um exoplaneta em órbita de uma das três estrelas que o compõe. Apesar de ser relativamente próximo de nós, o fato é que pouco se sabe sobre todo o conjunto Alpha Centauri. Como planetas não têm luz própria e tem um ciclo muito específico, analisá-los e até mesmo identificá-los se torna uma tarefa extremamente complexa.

Cientistas precisam encontrar luz refletida e a intensidade dela é bilhões de vezes menor que a de uma estrela hospedeira. Os cientistas do ESO dizem que fazer isso é o mesmo que observar uma mariposa em uma lâmpada de poste a uma distância de dezenas de quilômetros.

Descoberta do exoplaneta Proxima B há poucos anos, os cientistas desenvolveram o instrumento chamado de NEAR.

Performance do infravermelho que é emitido pela superfície quente de um planeta em órbita. De um jeito mais simples, o que NEAR vai fazer é criar uma espécie de eclipse artificial na estrela analisada, permitindo que os objetos mais escuros à sua volta possam ser vistos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Google confirma que atualização do YouTube pode afetar adblockers 2024

Viagem para Marte pode destruir rins de astronautas

Ronaldinho Gaúcho detona atual fase da Seleção