Poeira lunar pode causar alergias
Rinite lunar
Tripulação da missão Apollo 17 que desembarcou em solo lunar em 1972. E a experiência de Schmitt com a poeira lunar não foi acidental o astronauta foi o único geólogo a caminhar sobre a Lua e, como tal, conduziu experimentos, fez observações e coletou um grande número de amostras de solo e rochas durante as cerca de 20 horas que passou por lá.
Poeira lunar é que as partículas, por conta da estática, ficam "coladas" ao uniforme dos astronautas e acabam sendo transportadas acidentalmente para o interior dos módulos. Além disso, como na Lua não há atmosfera nem, portanto, vento, chuva e outros eventos meteorológicos os grãos de poeira não sofrem desgaste com o tempo, o que faz deles um material extremamente corrosivo.
Explicou que, quando inalou a poeira, sentiu desconforto nas mucosas, o nariz inchar, os olhos lacrimejarem e a garganta arranhar,mais ou menos como se estivesse tendo um violento ataque de rinite. Ademais, membros da NASA que tiveram contato com as roupas dos astronautas e amostras que eles trouxeram da Lua sofreram reações ainda mais fortes.
Alto teor de óxido de ferro no Planeta Vermelho.Dessa forma, de acordo com Schmitt, é de vital importância que os responsáveis pelas futuras missões espaciais desenvolvam maneiras de repelir partículas de pó,lunares ou marcianas,e protejam os humanos de seus efeitos.
Comentários
Postar um comentário