Iogurte pode ajudar a prevenir o câncer


Parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal”.

Casos da doença em 2018, sendo cerca de 17 mil homens e o resto mulheres. A quantidade de óbitos também impressiona, batendo a marca de quase 19 mil mortes, somente em 2017. Uma das formas de prevenir a doença é mantendo uma boa alimentação.

Além disso, adicionar alimentos ricos em fibras e que sejam minimamente processados se faz importante para o adequado funcionamento do intestino. Um poderoso alimento para isso é o iogurte natural.

Porque ajuda no equilíbrio da flora intestinal, protegendo assim a mucosa interna do órgão. Essa combinação faz com que se reduza as chances dessa doença oportunista se desenvolver.

Ainda alimenta a biota do trato gastrointestinal. Dessa forma, só pode ser um excelente aliado, sendo recomendado pela sabedoria popular. Porém, não se deve basear as escolhas somente na lógica dos nutrientes, o ideal é buscar a confirmação através de estudos.

Estudo foi entender se o iogurte realmente fazia alguma diferença na prevenção do câncer. Para isso, analisaram os documentos do HPFS (Health Professionals Follow-up Study), que contém informações sobre pacientes. Escolheram então pessoas que realizaram a colonoscopia entre os anos de 1986 e 2012.

Entre os 32.606 homens pesquisados, 5.811 tiveram problemas com adenomas. Comparando o consumo de iogurte e os pacientes mais ou menos propensos ao câncer, os pesquisadores chegaram a números interessantes.

Isso porque tiveram 19% a menos de chance de ter adenomas benignos, sendo ainda mais impactante quando se tratava dos casos mais graves. Aqueles que consumiam iogurte tiveram 26% menos chances de ter adenoma maligno, reforçando a importância do alimento.

Fatores que podem ajudar a reduzir as chances de desenvolver o câncer colorretal. Para isso, deve deixar o fumo de lado e evitar o consumo de álcool. O sobrepeso e obesidade também podem influenciar, assim como o consumo de alimentos hipercalóricos e carnes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Google confirma que atualização do YouTube pode afetar adblockers 2024

Viagem para Marte pode destruir rins de astronautas

Ronaldinho Gaúcho detona atual fase da Seleção