Filme I am Mother
Robô designado para repovoar a terra conhecido como Mãe (Luke Hawker/ voz de Rose Byrne), e sua Filha (Clara Rugaard), uma adolescente criada por ela, sob parâmetros cuidadosamente calculados. A harmonia entre as duas, e talvez o futuro da humanidade, é ameaçado pela chegada de uma Mulher (Hilary Swank), cuja existência e notícias do exterior, fazem a Filha questionar tudo o que conhece.
Bem construído por Michael Lloyd Green consegue abordar com sutileza, enquanto desenvolve sua trama de sobrevivência. Tal profundidade temático é resultado de um trabalho que não tem receio de usar o tempo necessário para apresentar seus personagens, e desenvolver o contexto em que estão inseridos. E aproveita esse ritmo mais lento, para entregar ao espectador informações necessárias para se interessar pela trama, mas não a compreender completamente. O filme não explica tudo para o público, apenas indica as possibilidades, abrindo espaço para a dúvida que mantém o interesse ao longo do filme, e a reinterpretação de tudo que vimos em seu desfecho.
A jovem Clara Ruggard consegue carregar o protagonismo, mesmo tendo colegas de cena tão fortes e eficientes. Sua composição para a Filha, expressa bem, a ingenuidade, moralidade, confusão, dúvida, determinação e responsabilidade da personagem que fora criada para ser o recomeço da humanidade. Algunas destas, características, inclusive desenvolvidas ao longo do arco da personagem.
Existem expressões para ajudar a compreender os "sentimentos" ou intenções da personagem. E até a voz de Rose Byrne, reforça essa ambiguidade ao manter sempre o tom robótico, tanto nas falas mais doces e reconfortantes quando exerce o papel de mãe, quanto nos momentos em que se mostra uma inteligência artificial com parâmetros implacáveis. O design também nos convence de sua funcionalidade, seja na forma segura com que manuseia um frágil bebê, ou no perigo e força que demonstra quando corre ou se defende. É uma cuidadora, mas poderia ser muito bem uma exterminadora.
Seja através das expressões faciais e corporais. Evasiva, agressiva e desconfiada, mesmo revelando pouco, compreendemos muito bem o tipo de dificuldades a que ela sobreviveu. Ao mesmo tempo, não temos completa certeza de suas intenções.
Não apenas de uma pessoa, mas de toda a humanidade. Assim, enquanto as impressões do que pode, ou não, ter acontecido com a humanidade, são passados por registros ou impressões de dentro do bunker/unidade de repovoamento, nós acompanhamos dilemas éticos e desafios morais apresentados à protagonista, como testes ou consequências de seus atos. Abraçamos os questionamentos dela, e criamos nossos, conforme recebemos novas informações e desafios. Apenas para repensar tudo novamente no desfecho, quando finalmente vêmos o quadro completo.
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