Filme O Rei Leão


Malévola e Dumbo, o empoderamento de Jasmine e Bella, estão entre as diferenças mais marcantes, tenham elas funcionado, ou não. Sempre há também atualizações de diálogos, novas canções, personagens e a reinvenção visual de seus universos. Em O Rei Leão, é a tecnologia de animação fotorrealísta a grande novidade, e apenas ela.

Rei mas tem sua jornada interrompida por uma armadilha de seu ambicioso tio Scar (Chiwetel Ejiofor). O príncipe cresce exilado, aprende novas lições antes de estar apto a retomar seu lugar de direito.

Sem adições de personagens, ou grandes atualizações. A sequência inicial de The Circle of Life, inclusive, é uma recriação completamente fiel da animação. Essas recriações exatas de momentos icônicos estão presentes em toda a projeção, replicando posicionamento de câmeras, mise-en-scène e fotografia. Tornando difícil saber se se você está gostando da nova versão por seus próprios méritos, ou por nostalgia pelo original.

Novo trabalho bebe de forma exagerada da fonte anterior, ele próprio induz tal comparação. O argumento de ser uma versão criada para novas gerações não se justifica, já que muitas das imagens icônicas fazem parte do imaginário popular e dificilmente encontraremos alguém que não tenha esbarrado em alguma delas. A nova versão de O Rei Leão, ultrapassa o limite da homenagem nostálgica, e alcança a cópia em muitos momentos.

Vi isso acontecer no recente Mogli, que tem o mesmo diretor deste filme, Jon Favreau. Quase todo o tempo extra que esta versão tem em relação ao anterior, é gasto na exploração da qualidade visual que esta técnica permite. Longos takes, mostram com riqueza de detalhes, as paisagens. Vemos mais espécies de animais em cena, com uma recriação absurdamente realista de sua pelugem, plumagem e movimentação. É um deleite para os olhos, e um uso bem feito da técnica, e uma excelente apresentação para o público de sua evolução.

Recria com fidelidade, os movimentos e expressões de animais reais. Assim, os personagens perdem em expressividade, detalhe que fica evidente principalmente nas sequencias com canções. O universo lúdico também sofre uma perda, já que as sequências como I Just Can't Wait to Be King e Be Prepared, precisam ser contidas para manter a coerência com este universo mais realista. Assim como a representação das hienas, que ganham uma líder menos bobalhona.

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