Falta de hospitais perto de casa custou a vida



Numa segunda-feira, 20 abril, o motorista de aplicativo e pai de família apresentou os primeiros sintomas da covid-19. Ao longo dos 10 dias seguintes, a febre baixa se tornou alta, ele perdeu o olfato e o paladar, passou a sentir falta de ar e teve infecção urinária e complicações causadas pela diabetes. Quando seu quadro se agravou, os poucos hospitais da região já estavam lotados e ele teve de aguardar uma transferência para a cidade de Volta Redonda, a mais de 130 quilômetros de sua casa. Não deu tempo: morreu no dia 29, uma quarta-feira, aos 51 anos. Ele era casado e tinha filhos, duas netas e um neto. “Foi tudo muito rápido, ainda estou tentando assimilar. Todo dia fico pensado se poderia ter feito diferente, ter buscado um hospital maior" conta a esteticista e cabeleireira Cileide Gomes da Silva, 50, viúva de Gilmar. Ela teve os sintomas do coronavírus junto com o marido, mas, após mais de 15 dias de isolamento em casa, já estava melhor.

Pantanal, em Duque de Caxias, município da região metropolitana do Rio de Janeiro com cerca de 920.000 habitantes.Trata-se da segunda cidade do Estado do Rio de Janeiro com o maior número de óbitos confirmados por coronavírus, atrás apenas da capital fluminense. Até o dia 26 de maio eram 1.953 casos e 187 mortes registradas.

Para chegar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima é preciso percorrer alguns quilômetros de carro ou de ônibus —e, neste caso, ainda percorrer uma passarela para cruzar a rodovia Washington Luís. Uma distância impossível de vencer a pé. Na região, há também poucos hospitais que realizam internação de casos graves de infecções respiratórias, sendo os principais deles o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo e o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes Saracuruna. “Na quinta-feira [23 de abril] pegamos um carro e fomos ao Moacyr. Uma doutora para quem ele fazia corrida ligou pedindo para ele ir nesse dia. Ele ficou na UPA ao lado do hospital, que estava lotado. Fizeram exames e viram que ele tinha uma infecção urinária e a diabetes descompensada, e a febre muito alta”, conta Cileide. Poucos dias depois da morte de seu marido, a Prefeitura inaugurou o Hospital São José, exclusivo para o tratamento da covid-19 no município.

20 maiores cidades do Brasil, entre elas Duque de Caxias. Constatou que um total 228.000 pessoas com o mesmo perfil de Gilmar —isto é, acima de 50 anos e de baixa renda— não poderiam, por causa da distância, caminhar por menos de 30 minutos até uma unidade de saúde do SUS que faz triagem e encaminha os casos suspeitos de covid-19 a hospitais. Além disso, 1,6 milhão de pessoas com esse mesmo perfil moram a mais de cinco quilômetros de um hospital com capacidade de internar pacientes em estado grave de insuficiência respiratória com suspeita de coronavírus.

SUS poderia ter salvado a vida de Gilmar. Na quinta-feira de 23 de abril, após a primeira ida com Gilmar para a UPA, os médicos mandaram a família de volta para casa. Ele retornou na sexta para o lugar e, diante do agravamento de seu quadro, permaneceu internado até domingo com o auxílio de oxigênio. Com sua melhora, retornou mais uma vez para casa. Mas às 6h40 da manhã de segunda-feira, ele já estava mais uma vez no centro médico. Só então pediram uma tomografia. “Fizeram às 8h da manhã, mas o resultado só saiu às 19h. Enquanto isso ele ficou sem comer, esperando em uma cadeira de rodas de ferro. Somente às 22h é que consegui interná-lo. Ele ficou na UPA mesmo, no corredor da sala amarela”, narra a viúva. Ele não chegou a fazer o teste para detectar a covid-19, mas a tomografia apontava para a existência de características da infecção pelo novo vírus, acrescenta ela.

Com o hospital ao lado também lotado, sem leitos para a internação, ele precisou aguardar ser transferido para um de Volta Redonda. Na quarta-feira, ele faleceu. “Se ele tivesse sido internado segunda-feira cedo... Mas o sistema é muito lento”, lamenta Cileide. “Deixei ele lá na segunda e não vi mais. Procuro não me culpar, mas me pergunto por que não busquei um hospital maior. Hoje eu não levaria para lá”.


FONTE: Brasil Elpais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Google confirma que atualização do YouTube pode afetar adblockers 2024

Viagem para Marte pode destruir rins de astronautas

Ronaldinho Gaúcho detona atual fase da Seleção