Leilão do 5G ganha data mas é criticado

 

Diário Oficial da União o edital que trata da licitação da conectividade 5G. Segundo o calendário da agência, as empresas interessadas deverão entregar suas propostas no dia 27 de outubro, enquanto o leilão será no dia 4 de novembro data que marca o aniversário da agência.

Conselho Diretor, na última sexta-feira (24), e envolve a autorização de uso de quatro faixas: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. A disputa deverá movimentar R$ 49,7 bilhões, sendo considerado o maior leilão de espectro da história da agência. Segundo o Ministério das Comunicações, a previsão é de que o 5G esteja disponível no país até julho de 2022.

Edital é a criação de duas entidades para acompanhar os recursos da faixa de 26 GHz, destinados à conectividade de escolas públicas: o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE) e a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (EACE). Os dois órgãos estarão sob o controle da Anatel, porém, contarão com a participação do Ministério da Educação.

Lamentou a aprovação do edital. Em um comunicado oficial, a iniciativa diz que o texto apresenta "inconsistências técnicas e sem os ajustes significativos e necessários para a democratização da implantação da rede em todo o país e a participação de empresas provedoras de internet brasileiras".

Vantagem operadoras de grande porte, visto que estas já têm operações em pleno funcionamento. O cenário se assemelha ao da chegada das redes 3G e 4G, onde o interior do país teve o acesso tardio em comparação às capitais ou não teve. A Iniciativa 5G Brasil anunciou que aguarda a publicação do edital para avaliar se entrarão na disputa ou não.


FONTE: TECMUNDO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Google confirma que atualização do YouTube pode afetar adblockers 2024

Viagem para Marte pode destruir rins de astronautas

Ronaldinho Gaúcho detona atual fase da Seleção