Claro teria sofrido invasão cibernética

 


Ministério da Saúde, reivindicou um suposto ataque cibernético aos sistemas da operadora Claro na tarde desta quinta-feira (30). De acordo com publicação realizada no Telegram e contato com o TecMundo, o grupo afirmou que teve acesso ao sistema interno da operadora.



Buscando contato com funcionários internos de operadoras como Vivo e Claro. O contato seria para o possível envio de acesso interno com recompensação: R$ 50 mil por semana durante o acesso.





Claro vem sofrendo instabilidade em seus sistemas segundo relatos de usuários na internet. As dificuldades são variadas: desde o pagamento de boletos até o contato com o suporte da operadora.





Seguintes sistemas: AWS, Gitlab, SVN, x5 vCenter (MCK, CPQCLOUD, EOS, ODIN), armazenamento da Dell EMC, caixas de entrada, Telecom/SS7, Vigia (interceptação policial), MTAWEB e WPP (gerenciamento de cliente).





Supostamente foram expostos. O grupo afirmou ter em mãos ordens jurídicas confidenciais que "causariam grandes problemas de aplicação da lei", principalmente no que toca a interceptação policial.




Acesso excede 10pb -  10.000 TB, incluindo informações de cliente, infraestrutura de telecomunicações, documentos jurídicos, pedidos de escuta telefônica, código-fonte, emails".





Mas o valor não foi comentado. O ataque cibernético é classificado como ransomware: o ransomware clássico é composto por um "vírus" que entra no computador e sequestra (criptografa) os dados (arquivos) do sistema. Neste caso, não há malware em jogo, mas a ação de recolher dados e exigir pagamento para a não exclusão ou vazamento pode ser classificada como "human-operated ransomware", algo como "ransomware manipulado por humano".







FONTE: DIA BRASIL NEWS, AJUDE NOSSO SITE COMPARTILHANDO CONTEÚDO NOSSO GALERA ..........

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Google confirma que atualização do YouTube pode afetar adblockers 2024

Viagem para Marte pode destruir rins de astronautas

Ronaldinho Gaúcho detona atual fase da Seleção