Computação quântica conceito e importância

 

Banco de dados de moléculas, analisar grandes volumes de dados e simular eventos físicos. Mas eles também têm limites que, quando alcançados, exigem a entrada em ação da computação quântica.


Supercomputadores clássicos falham ao tentar resolver problemas com alto grau de complexidade como simular o comportamento de moléculas. Isso acontece mesmo que eles tenham uma ficha técnica de dar inveja, incluindo milhares de núcleos de CPU e GPU.

Inúmeras variáveis interagindo de maneiras complicadas. É aí que entram os dispositivos baseados na física quântica, conhecidos pelo altíssimo poder de processamento e a velocidade aprimorada.

Evidência, nos últimos anos, com investimentos feitos por gigantes como Google e Microsoft, mas ainda não possuem tanta popularidade. Tem dúvidas sobre como funciona essa tecnologia? Saiba tudo sobre a abordagem, a seguir!

Tecnologia aproveita o comportamento de partículas como fótons e elétrons no nível microscópico para realizar cálculos complexos. Diferente da metodologia adotada nos PCs comuns, cujas informações são armazenadas em bits (0 ou 1), ela utiliza bits quânticos (qubits).

Qubits podem existir em vários estados, simultaneamente, sendo capazes de representar 0, 1 ou ambos, ao mesmo tempo. É essa propriedade a responsável pela revolução da tecnologia.

Entre outras. O ramo de segurança cibernética também está entre os beneficiados, levando ao desenvolvimento de ferramentas criptográfica mais difíceis de serem quebradas.

Série de desafios, dependendo de ambientes altamente controlados para funcionar, o que de certa maneira limita sua oferta para aplicações práticas. A expectativa é que ela esteja amplamente disponível em alguns anos, com os avanços na área.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINERAR BITCOIN?

Google confirma que atualização do YouTube pode afetar adblockers 2024

Como Criptomoedas REALMENTE Funcionam