Disputa inédita entre Brasil e EUA
Entraves abertos entre Brasília e Washington são "sem precedentes", alerta que a situação pode se agravar "facilmente", e que o embate entre os países "não mostra sinais de resolução rápida.
Mudar rapidamente de rumo, de modo que nenhuma disputa com seu governo é intratável. Mas o impasse entre os EUA e o Brasil não será fácil de resolver e pode facilmente se agravar.
Confronto como “a pior crise em 200 anos de relações bilaterais”.
Influência de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente está sendo acusado pela justiça brasileira de planejar um golpe de Estado após perder a eleição de 2022. Ele nega as acusações.
Tarifas extras ao Brasil, oficializadas por meio de uma carta enviada no dia 9 de julho, cita o julgamento do ex-presidente como uma "caça às bruxas" que deveria ser "interrompida imediatamente".
Republicano declarou que o país representava uma "ameaça incomum e extraordinária" à segurança nacional dos EUA. Foi oficializada, então, a taxação de 50% sobre todas as exportações brasileiras (revertida em partes depois, mas ainda assim relevante).
Uso da tornozeleira eletrônica em Bolsonaro, Washington utilizou a Lei Magnitsky, reservada a graves infratores de direitos humanos, para impor sanções financeiras abrangentes ao presidente do Supremo, Alexandre de Moraes.
Em prisão domiciliar na segunda-feira passada (4), por descumprimento de medidas cautelares.
Comentários
Postar um comentário