Google culpa adblocks por quedas de visualizações no YouTube 2025
Visualizações em seus canais apresentou uma queda brusca nas últimas semanas. De acordo com a companhia, o vilão pode ser um companheiro indispensável de muitos usuários: o adblock.
Funcionário da companhia explicou que a utilização de ferramentas ou extensões que agem como bloqueadores de anúncios por parte do espectador “pode impactar na precisão na contagem da visualização” para os clipes visualizados. "Canais cujas audiências incluem um alto número de usuários utilizando tais ferramentas podem passar por mais flutuações no tráfego relacionadas às atualizações nessas ferramentas", diz o texto.
Alguns criadores de conteúdo, que notaram uma proporção desigual na queda de visualizações entre plataformas: o problema parecia mais grave no PC, onde esse tipo de serviço é utilizado com mais frequência.
Trabalha para evitar a utilização desses aplicativos por usuários gratuitos. A plataforma já tentou barrar adblocks com notificações mais diretas, no uso de uma tela escura que impede a reprodução do conteúdo e até apresentar um desempenho piorado ao detectar tais ferramentas.
Filtros utilizados por boa parte dos adblocks passaram a incluir uma URL do YouTube que é responsável por quantificar a visualização, o que pode prejudicar a contagem.
Não caíram junto com visualizações, como comentários e joinhas, assim como a receita média gerada pelos vídeos. O youtuber ainda publicou uma forma manual de corrigir esse filtro para usuários interessados em fazer a correção.

Comentários
Postar um comentário