O que a aparição da lenda da 'Perna Cabeluda'
Em papel uma rara "certidão de nascimento" de uma lenda urbana.
Que aterrorizava moradores do Grande Recife — uma lenda que, 50 anos mais tarde, seria imortalizada e projetada internacionalmente com O Agente Secreto, vencedor do Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa.
Filme, nas notícias de jornal e atormentando homens homossexuais que aproveitam o escuro dos arbustos do Parque 13 de Maio, no centro do Recife, para exercer sua sexualidade.
Realismo mágico comum em filmes do diretor Kléber Mendonça Filho, a Perna representa uma história maior e real sobre repressão, censura e violência institucional no Recife (e no Brasil) dos anos 1970, durante a ditadura militar.
Sublimar as dores da sociedade", diz Roberto Beltrão, jornalista, escritor e organizador de livros sobre as muitas assombrações famosas na capital pernambucana, entre eles Treze Noites com a Perna Cabeluda.
Popularidade nas ruas da cidade ao ser retratada em diversos textos e reportagens na imprensa, o que é mostrado em O Agente Secreto.
Era comum, explica Beltrão, como uma forma de ocupar espaços que seriam de histórias que poderiam incomodar o regime militar.
Tinham muita dificuldade de retratar assuntos espinhosos para o regime", diz.

Comentários
Postar um comentário